Renovar o espirito missionario
São Francisco de Assis desde o
início quis que sua ordem fosse missionária. Ele foi o primeiro fundador a
escrever na sua Regra de vida sobre os freis que, por inspiração divina, iriam
partir para além das fronteiras cristãs e dava instruções de como atuar na
missão.
Nós, capuchinhos, fomos grandes missionários. Nosso ideal era ser: missionários e santos.
Nos séculos XVII, XVIII e XIX, generosamente colaboramos com Propaganda Fidei, de fato, milhares de freis deixaram sua terra natal e foram ajudar a estabelecer a igreja em muitas partes das Américas, África e Ásia.
No início do século XX, a Ordem decidiu que cada província deveria assumir uma missão, o que gerou um novo vigor missionário nos freis da Europa e da América do Norte, onde já tínhamos províncias estabelecidas.
Hoje, Deus nos desafia novamente a renovar o espírito missionário capuchinho. A Ordem está aprendendo a ser missionária também a partir das suas novas fundações: agora são os freis africanos, indianos, asiáticos, latino-americanos e brasileiros que principalmente estão partindo para as missões.
Ser capuchinho é ser missionário! Não deveria existir nenhuma circunscrição sem missionários fora de seu território. Cuidemos e valorizemos esta característica do nosso carisma, ensinemos aos nossos formandos o valor da missão e ousemos deixar a nossa estabilidade para dar a vida onde Deus nos envia. A missão dá um novo vigor às nossas circunscrições.
missionicap@gmail.com
Nessun commento:
Posta un commento