São Francisco de Assis entendeu, desde as origens da nossa ordem, que alguns freis seriam tocados por Deus com o desejo de partir para as missões. Diz a nossa Regra de vida: “Se algum dos freis por divina inspiração quiserem ir para o meio dos sarracenos e outros infiéis, peçam licença a seus ministros provinciais.”
A vocação missionaria é, portanto, uma chamada dentro da chamada. Não são todos os freis que a sentem, mas alguns, a parte de ser capuchinhos, são chamados a gastar a vida, as forças e os próprios dons em outros povos, assumindo novas culturas, aprendendo línguas diferentes e colaborando com o nosso carisma na expansão do Reino de Deus, lá onde existe uma maior necessidade. E Deus pode suscitar esta “inspiração divina” em qualquer frei, até mesmo em um de uma pequena circunscrição ou de uma missão.
Para Francisco de Assis esta vocação, se é autêntica, deve ser realizada. O ministro deve verificar se este frei é idôneo para a missão, isto é, se ele realmente serve para ser um missionário. E mesmo que, na sua circunscrição tenham poucos freis e este seria muito útil em algum serviço, o superior deve enviá-lo com confiança, pois foi Deus quem o escolheu, e Deus sabe das necessidades de cada província ou custodia.
É muito importante que se verifique a real idoneidade para ser um missionário capuchinho, isto é, que vibre com o nosso carisma: que ame a vida fraterna e seja capaz de trabalhar em equipe; que goste de viver a minoridade com sobriedade e simplicidade, desapropriado; que seja orante e contemplativo e compreenda a necessidade da meditação na nossa vida; e que tenha uma grande generosidade para o apostolado. Dizia as primeiras Constituições Capuchinhas: “o superior não se doa pela partida dos bons.”
Por isso meu irmão, se quando se fala de missão o teu coração bate mais forte, se te interessa saber mais de outras culturas, se sentes que podes aprender uma nova língua e que não seria difícil de te adaptar em outro país, pode ser que Deus te esteja chamando à missão. Reze e reflita sobre isso. Investigue sobre as missões. Faça alguma pequena experiencia missionaria. Isso te ajudará.
Existem tantas necessidades missionarias na nossa Ordem Capuchinha: novos pedidos de missão, presenças frágeis em igrejas jovens, presenças entre muçulmanos que necessitam ser reforçadas, fraternidades Internacionales de São Lourenço... Será que Deus não te está chamando a deixar a tua terra e partir?
Entre em contato conosco... visita o nosso blog: Evangelizatio et missio – ofmcap. Nós podemos ajudar no discernimento, oferecer alguns materiais e orientar para alguma experencia temporária ... paz e bem.
Escreva-nos: missionicap@gmail.com
Sou frei Mariosvaldo Florentino, secretário geral das
missões
Nessun commento:
Posta un commento